Regulamento Básico
1. A prova
1.1. Está subordinada aos regulamentos dos Campeonatos da CBCA - Confederação Brasileira de Corrida de Aventura disponível no link https://cbcaventura.org.br/docs/ e da FCCA - Federação Catarinense de Corrida de Aventura disponível no link
https://www.fccaventura.com.br/regulamento-fccaventura.
​
1.2. A organização da prova compreende a preparação do terreno, elaboração do percurso, entrega de instruções e cartas topográficas atualizadas e locação de caiaque e remos.
2. Objetivo:
2.1. Passar pelos postos de controle (PC’s), estipulados pela organização e localizados nas cartas topográficas, na modalidade e seqüência previstas (alternando Mountain bike, Trekking – caminhada ou corrida – Remo, e técnica vertical – rapel, tirolesa ou escalada), no menor tempo possível e em cumprimento às regras gerais da prova.
2.2. Em cada PC, a equipe deverá informar o número e nome de sua equipe aos fiscais de prova. Os fiscais irão anotar os dados em planilha específica, que deverá ser assinada pela equipe como comprovação da passagem.
2.3. Cada equipe tem autonomia para escolher o melhor itinerário, observando-se os locais proibidos pela organização. O tráfego em trecho proibido implicará em desclassificação da equipe.
2.4. A progressão das equipes se dará exclusivamente por meio de navegação feita por cartas topográficas e bússola, sendo uso de GPS restrito à categoria GPS e proibidos outros equipamentos eletrônicos, assim como cartas não fornecidas pela organização. Relógios com altímetro e/ou bússola são permitidos.
3. Definições:
3.1. Cartas (Mapas). Padrão IBGE, com escala de 1:50.000. Poderão ser utilizadas cartas complementares na escala 1:25.000 e 1:10.000
3.2. PC – Posto de Controle – local indicado pela organização nas cartas topográficas, por onde as equipes devem passar obrigatoriamente na ordem seqüencial e numérica pré-determinada.
3.3. PCv – PC virtual – lugar onde a equipe deverá passar e anotar alguma informação para comprovar sua passagem pelo local. Posto sem fiscal, mas de passagem obrigatória (a falta desta informação impedirá o prosseguimento da equipe na prova).
3.4. PCf – PC facultativo – valem bônus ou penalizações no tempo final.
3.5. AT – Área de Transição – local de troca de modalidade esportiva.
3.6. Corte – é um percurso alternativo e reduzido, que as equipes são obrigadas a fazer, caso não cheguem até um PC ou AT no horário máximo determinado, definido nas instruções de prova, entregue às equipes juntamente com as cartas.
3.7. Equipe Competidora – formada por 2 ou 4 integrantes, insubstituíveis após o início da prova. Cabe a esta equipe completa realizar o percurso, sem revezamento.
4. Categorias e Formação das equipes:
4.1. Categoria aventura: (1) para atletas iniciantes e intermediários; (2) Equipes formadas por Quartetos mistos / Duplas masculinas / Duplas mistas; (3) percurso aproximado de 30km; (4) média dificuldade estratégica e a navegação é feita com mapa e racebook.
4.2. Categoria expedição: (1) para atletas intermediários e experientes; (2) Equipes formadas por Qartetos mistos / Duplas masculinas / Duplas mistas; (3) percurso aproximado de 70km; (4) existe dificuldade estratégica e a navegação é feita com mapa e racebook.
4.3. Cada equipe designará um capitão, que será o responsável pela representação da equipe junto à organização.
4.4 Não se pode substituir qualquer integrante da equipe após o início da prova. Modificações de equipes pré-prova, poderão ser solicitadas até o dia anterior à etapa (desde que todos os integrantes já estejam pré-inscritos no evento).
5. Inscrições:
5.1. Considera-se inscrita na etapa, a equipe que finalizar todos os passos dos procedimentos de inscrição.
5.2. São requisitos para a inscrição: estar apto clinicamente; ter mais de 18 anos, saber nadar; estar de acordo com regulamento e termo de responsabilidade.
5.3. Outro documento exigido para a participação no evento, é o Termo de Responsabilidade, que deverá ser entregue conforme cronograma da prova.
5.4. Pelo menos um dos integrantes da equipe deve estar apto a assumir a orientação com bússola.
5.5. É aconselhável às equipes possuírem conhecimentos sob procedimentos de segurança (pedido de auxílio e resgate) e emergência (primeiros socorros para ferimentos e contra animais peçonhentos) – ler item 12 deste regulamento – procedimentos de segurança.
5.6. Poderá ser recusada a inscrição de equipes que não atendam os requisitos exigidos.
5.7. Após paga a taxa de inscrição, a mesma não será devolvida.
​
6. Andamento da Prova:
Pré-prova:
6.1. As informações da prova deverão ser acompanhadas no site www.kraftrace.com.br . É de responsabilidade de cada equipe acompanhar os informativos.
6.2. Todas as equipes deverão se apresentar no local e horário determinado, conforme cronograma informado no site.
6.3. As cartas topográficas, arquivos GPS, instruções da etapa e outros equipamentos de prova cedidos pela organização serão entregues conforme cronograma.
​
Durante a prova:
6.4. Os membros da mesma equipe devem manter-se juntos durante todo o trajeto da prova, respeitando a separação máxima de 100m (sob penalizaçao de 2h e se reincidente, desclassificação).
6.5. Haverá uma ou mais zonas de corte para as equipes que não chegarem nas AT’s nos tempos preestabelecidos (a serem divulgadas junto às instruções da equipe).
6.6. A checagem da listagem de equipamentos obrigatórios poderá ser realizada a qualquer momento durante a prova.
6.7. Devido a motivos imprevistos, condições climáticas inadequadas e/ou por segurança, a organização se reserva o direito de cancelamento e/ou alterações de percurso e/ou etapas, sem aviso prévio e sem ônus à mesma, inclusive durante o andamento da prova.
6.8. A desistência de equipes deverá ser comunicada a algum fiscal da organização, que tomará nota na planilha. Isto implicará na sua desclassificação.
6.9. Mediante comunicação à organização, a equipe poderá terminar a prova incompleta, porém, nunca um integrante sozinho. Caso apenas um integrante da equipe deseje completar a prova, o mesmo deverá seguir com outra equipe, desde que a mesma o aceite, e apenas em trechos / modalidades que não sejam prejudicadas com número ímpar de pessoas.
6.10. Em qualquer situação de perigo a equipe deverá utilizar os procedimentos de emergência estabelecidos pela organização (item Procedimentos de Segurança).
6.11. O médico responsável pela prova (oficial), após atender qualquer competidor, poderá impedi-lo de continuar caso constate condições físicas e médicas desfavoráveis.
​
Pós-Prova:
6.12. Será feita a conferência do material emprestado e de suas condições, sendo que a equipe poderá ser responsabilizada por danos aos mesmos, caso fique comprovada negligência (por exemplo, arrastar embarcações causando danos).
6.13. Ocorrerá uma cerimônia de premiação, conforme cronograma oficial que será divulgada posteriormente (poderá ser realizada antes mesmo de todas as equipes terem terminado a prova).
7. Classificação:
7.1. Serão classificadas somente as equipes que alcançarem a linha de chegada estando completas, pelo tempo total de prova acrescidas as penalizações (caso houver) e descontados os bônus (caso houver).
7.2. As equipes que sofrerem cortes, serão classificadas após a última equipe que fez o percurso completo, em suas respectivas categorias, observando o seguinte critério: se existir mais de um corte na prova, as equipes que levaram o segundo corte se classificarão na frente de quem tomou o primeiro corte, e assim por diante.
8. Meio Ambiente:
8.1. Trata-se de uma competição com preocupações ambientais, e que busca a preservação da natureza e conscientização de todos os envolvidos no evento: organizadores, fiscais, competidores, jornalistas, populações locais e espectadores. Portanto, existem regras ambientais que, se descumpridas implicarão em penalidades e responsabilidade civil.
8.2. É expressamente proibido: jogar lixo em local inapropriado, perturbar animais, recolher plantas, entre outras atitudes consideradas anti-preservacionistas. Estes atos poderão acarretar penalidade de 2 horas, e dependendo da gravidade do assunto até mesmo desclassificar a equipe.
9. Área de Patrocínio:
9.1. As equipes poderão expor a marca de seus patrocinadores nas roupas, mochila, capacete, boné e equipamentos próprios, sem limitações de espaço. Não será permitida a colocação de marca de patrocinadores nos caiaques e outros equipamentos da organização, assim como na camisa de prova.
10. Penalidades:
As equipes que descumprirem o regulamento da prova poderão ser penalizadas em acréscimo de tempo de prova, ou desclassificadas, conforme a gravidade do assunto, descrito abaixo:
10.1. Separação dos membros da equipe por mais de 100 metros: penalização de 2 horas para casos de pouca gravidade, e desclassificação no caso de separações mais longas que visam a obtenção de vantagem;
10.2. Descumprimento das Regras Ambientais, a penalidade será de 2 horas, cumpridas no final da prova;
10.3. Não possuir equipamentos obrigatórios: impossibilidade de prosseguir a prova até a solução da questão ou Desclassificação no caso de equipamentos de primeira necessidade (manta térmica, bússola e carta). Demais equipamentos obrigatórios terão algumas checagens surpresa em PC´s (de forma igual para todas as equipes), sendo que a falta de algum item implicará em penalizações de 20min por item faltante a ser cumprida no próprio PC.
10.4. Transitar por local proibido: desclassificação.
10.5. Ser flagrado recebendo auxílio de veículo externo (carona, reboque, etc): desclassificação.
10.6. Ser flagrado recebendo auxílio de equipe de apoio (indicações de caminho, fornecimento de material e suprimentos, transporte de equipamentos): 2h ou desclassificação, dependendo da gravidade da situação.
10.7. Uma equipe poderá auxiliar outra em dificuldades, no entanto não poderá configurar auxílio exclusivo para aumentar o rendimento de uma equipe parceira (exemplo: uma dupla ajudando exclusivamente um quarteto para que este quarteto obtenha vantagem sobre os demais). Os casos serão levados a uma comissão que decidirá entre penalização de 2 horas (no caso de obtenção de pouca vantagem) ou desclassificação (no caso de obtenção de vantagem significativa).
10.8. Desistência de algum integrante da equipe: Desclassificação.
10.9. Reprovação clínica e impedimento de prosseguir pelo Médico oficial da prova de algum integrante da equipe: Desclassificação.
10.10. Utilizar outras cartas que não as fornecidas pela organização: Desclassificação.
OBS.: Casos omissos e agravantes, serão analisados pela organização da prova.
11. Procedimentos de segurança:
11.1. Se alguma equipe ficar impedida de prosseguir e precisar ser resgatada, seja por necessidade médica ou por estar perdida, recomenda-se utilizar Celular ou telefone público para chamar os números que serão fornecidos nas instruções da etapa.
11.2. Use o apito para chamar a atenção de pessoas que possam ajudar, caso perceba que haja alguém próximo.
11.3. Caso algum integrante da equipe estiver impossibilitado de se locomover, deixar uma pessoa com o ferido e outro para buscar ajuda.
​
12. Equipamentos Obrigatórios e Recomendados:
É de responsabilidade de cada equipe possuir os equipamentos obrigatórios durante todo o tempo da prova e disponível a qualquer momento quando a organização o exigir para conferência, de acordo com modalidades exigidas / disputadas.
12.1. Equipamentos obrigatórios por atleta
· 1 apito
· 1 bicicleta
· 1 capacete
· 1 colete salva-vidas (trechos de água)
· 1 lanterna
· 1 manta térmica (cobertor de sobrevivência)
12.2. Equipamentos obrigatórios por equipe
· 1 bússola
· 1 kit primeiros socorros (gaze, esparadrapo, sal, anti-histamínico)
· 1 máquina fotográfica
12.3. Equipamentos recomendados
Altímetro; corta-vento; dinheiro; kit mapa (caneta marca-texto, plástico contact, régua, tesoura); luvas (mountain bike).
12.4. Equipamentos proibidos
GPS; outros equipamentos eletrônicos de navegação; contadores de passo; cartas, mapas e fotos aéreas não fornecidos pela organização; armas; equipamentos de visão noturna; qualquer tipo de motorização; smartphones.
​